Página do Voto-E Participação da Urna Eletrônica Brasileira no
Concurso das Mais Estúpidas Medidas de Segurança
organizado pela ONG Privacy International

Página do
Voto Eletrônico
Jornal do
Voto Eletrônico
Fórum do
Voto Eletrônico
Privacy International
 
Autores / Authors
português:
Amílcar Brunazo Filho
english:
Pedro Dourado Rezende
 

Em 2003 a Privacy International, ONG inglesa de defesa dos direitos humanos, organizou um concurso sobre as medidas de segurança mais estúpidas.
Sempre dentro do espírito de lutar e contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Informatizado de Eleições brasileiro, alguns membros do Fórum do Voto-E decidiram inscrever a Urna Eletrônica brasileira neste concurso, com a finalidade de alertar aos eleitores, jornalistas e políticos, desatentos com a insegurança que atinge do nosso sistema eleitoral devido a sua informatização precipitada e sem transparência.
Nossa urna-e foi inscrita devido a três medidas de segurança enganosas, e por isto estúpidas, que o TSE adotou com a finalidade de eliminar a materialização do voto (voto impresso) como meio de auditoria externa da apuração dos votos. Estas medidas receberam o nome de: Sorteio na Véspera (Preempitve Sampling), Votação Paralela (Parallel Testing) e Auto-autenticação (Self-validation).
Nesta página estão os vínculos para o texto básico, em português, que serviu de base para a elaboração dos outros três textos, em inglês, de inscrição no concurso.

Pelo Voto Seguro com o apoio   Iron - Santos   Jus Navegandi   Jornal Novo Milênio NOVO MILÊNIO