Jornal do Voto-E Fórum do Voto-E

Comunicado à Imprensa - Aviso de pauta
Rio de janeiro, 02 de Junho de 2000

Palestra na Associação Brasileira de Imprensa, ABI
O Voto Eletrônico pode ser fraudado

Engenheiro Amílcar Brunazo faz palestra na ABI
nesta segunda, dia 5/6, às 18 horas

À convite do Movimento de Defesa da Economia Nacional (Modecon), entidade presidida pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho, o engenheiro de sistemas de informática Amílcar Brunazo Filho, moderador do Fórum do Voto Eletrônico da Internet (http://www.brunazo.eng.br/voto-e), fará palestra na sede da ABI – no Rio de Janeiro - nesta segunda-feira, 5 de junho, às 18 horas, sobre a segurança nas urnas eletrônicas brasileiras.

Na opinião de Brunazo, o voto eletrônico é vulnerável e tem graves falhas de segurança; mas no dia 3 de outubro próximo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove a primeira eleição totalmente informatizada do Brasil: 107 millhões de eleitores, usando 354 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo país, elegerão 5.549 prefeitos e 57.316 vereadores.

Brunazo e demais integrantes do Fórum do Voto Eletrônico, na maioria especialistas em informática e legislação, estão assessorando o Senador Roberto Requião (PMDB-PR) que apresentou o projeto-de-lei 194/99 - em discussão no Senado - para aperfeiçoar o voto eletrônico. Requião quer acabar com a digitação do número do eleitor no mesmo ambiente magnético em que ele deposita o voto – o que pode acarretar quebra de sigilo; e quer que todos os votos da urna também sejam impressos em papel para possibilitar a conferência pelo próprio eleitor e, posteriormente, pelos partidos políticos – que perderam a capacidade de fiscalizar a eleição.

Atualmente a urna eletrônica é inauditável, ferindo o preceito constitucional de que cabe aos partidos fiscalizar os atos da Justiça Eleitoral. Como é impossível testar os softwares de cada uma das 354 mil urnas – o básico e o operacional - inexistem GARANTIAS REAIS de que sejam corretos. A única garantia de que as urnas são seguras e honestas é a palavra do próprio TSE.

Foi por causa dessas falhas de segurança e do desinteresse demonstrado pelo TSE em corrigi-las, que se criou há três anos o Fórum do Voto Eletrônico na Internet, onde se discutem as características e as falhas da votação eletrônica brasileira. Sem garantias reais de eleição honesta no Brasil, a própria Democracia corre riscos.

A palestra do engenheiro Amílcar Brunazo Filho sobre a segurança da urna eletrônica será na sede ABI, na segunda-feira, 5 de junho, às 18 horas. A sede da ABI fica na rua Araújo Porto Alegre, 71 – no Centro do Rio de Janeiro. A promoção é do Modecon.

Mais informações com Osvaldo Maneschy
Reg. Prof. MT Drt/RJ 12.704 – Tel. (21) 9983 3322


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletronico