Jornal do Voto-E

Recorte do Jornal     A Tribuna da Imprensa
Rio de Janeiro,17 de junho de 2002

Impeachment de Jobim

Extrato da Coluna do Sebastião Nery

Só faltava esta. O Brasil, nas manchetes do mundo por causa da explosão financeira, posto abaixo da Colômbia, Equador e Paraguai, comparado com a Argentina e a Nigéria, por causa da gula insaciável e do terrorismo da agiotagem internacional a serviço da candidatura de Serra e agora surge uma bruta crise institucional.
Vem aí o impeachment do ministro Nelson Jobim, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, por prevaricação funcional. A denúncia do "Correio Braziliense" de ontem (reportagem de Rodolfo Lago e Denise Rotenburg), em manchete de primeira página, é um escândalo na história da justiça mundial.
- Jobim Ensinou Como Fazer -
O ex-ministro Padilha correu para a casa de Michel (quando o corregedor do TSE, ministro Savio Figueiredo, concedeu a liminar contra a direção do PMDB, que estava fraudando a convenção). Por volta das três da madrugada, ligaram para Jobim.
Ele chamou:
- Venham para minha casa. Não façam recurso, porque aí não vem para mim, vai para o mesmo ministro, e ele vai negar. Entrem com um agravo instrumental e um mandado de segurança contra a liminar, porque aí vêm direto para mim e eu concedo.
Jobim mandou entregarem os documentos na casa de um de seus assessores, no Lago Sul, para ele fazer o despacho e Jobim assinar. Às cinco da manhã, Michel e Padilha chegavam à casa do assessor. Menos de uma hora depois, o despacho estava pronto e Jobim assinou, para um partido pelo qual foi deputado e indicado ministro da Justiça". (CB).
Diante do escândalo, mais um, que mais uma vez comprova quem é o ministro Jobim, os partidos de oposição se convenceram de que ele não é confiável e não podem deixar que as eleições sejam presididas por ele.
O PT (José Dirceu), PDT (Leonel Brizola), PSB (Miguel Arraes) e PC do B (Renato Rabelo) e talvez o PPS (Ciro Gomes, porque em Roberto Freire também ninguém confia) já ontem estavam sendo articulados pelo senador Roberto Requião e pelo ex-deputado Paes de Andrade, do PMDB, para convocarem o advogado e ex-ministro Evandro Lins a fim de levantarem a suspeição de Jobim e o afastarem da presidência do TSE nas eleições.
Só muita ingenuidade, leviandade ou irresponsabilidade das oposições deixaria o segredo das urnas eletrônicas nas mãos de um juiz esconso, capaz de agir na madrugada, fraudando todos os códigos, deveres e éticas da justiça. Quem frauda sentença frauda urna.


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletrônico