Jornal do Voto-E

Recorte da     Gazeta Mercantil Webnews
Brasília, 30 de setembro de 2000

Legendas questionam segurança das urnas

PT, PDT e PT do B estão questionando a segurança das urnas eletrônicas. A principal reclamação é a proibição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de mostrar aos partidos o conteúdo completo do programa usado nas urnas. Para o presidente do PT, José Dirceu, a fiscalização e auditoria teriam de ser completas.

Ele no entanto concordou que o uso das urnas eletrônicas é um avanço e evita fraudes.

O partido propôs que fossem realizadas auditorias em urnas aleatórias por um comitê suprapartidário, o que, segundo Dirceu, o TSE não admitiu.

Na semana passada, o PDT entrou com um mandato de segurança junto ao tribunal, solicitando a liberação dos programas aos partidos. Também entrou com representação junto ao Ministério Público Federal solicitando o acesso à íntegra dos programas.

O secretário de informática do TSE, Paulo Camarão, contesta as acusações. Segundo ele, o tribunal deixou à disposição dos partidos o chamado código de objeto, que é o próprio programa. Porém, o acesso ao código de fonte - uma espécie de DNA do software - foi vetado por questões de segurança. "A fonte é propriedade do TSE, não podemos disponibilizá-la." Sobre a auditoria das urnas, Camarão disse que a lei permite que ela seja realizada em até 3% das urnas, o que os partidos discordaram.


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletrônico