Jornal do Voto-E

Recorte da     Folha de São Paulo
São Paulo, 27 de maio de 2001

Unicamp vai analisar sistema
Senado aprova perícia nas urnas eletrônicas

Marcelo Soares

[Página original]

O Senado aprovou enviar convite para periciar as urnas eletrônicas aos peritos da Unicamp que apontaram brechas na segurança do painel de votações do Senado.
A Subcomissão do Voto Eletrônico, presidida por Roberto Requião (PMDB-PR), já tem dois especialistas em informática para ajudar os peritos. Em junho, fará seminário sobre aspectos técnicos, políticos e jurídicos da urna.
Ainda falta o aval formal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas em palestra da OAB de São Paulo, na última terça, dois responsáveis técnicos pela urna (Oswaldo Catsumi e Paulo Nakaia) fizeram convite verbal a Álvaro Crosta, da Unicamp.
Catsumi, em setembro, disse à Folha que o sistema foi alterado após a verificação pelos partidos. Segundo ele, foram corrigidos pequenos erros de programação. Pela lei, isso não deveria ocorrer.
Para o perito Álvaro Crosta, da Unicamp, é cedo para dizer quanto tempo levará a análise. Sua equipe não conhece o sistema. As questões elaboradas para os peritos passarão pelo ministro Nelson Jobim, que assume a presidência do TSE em 11 de junho.
Os assessores técnicos da subcomissão, Amílcar Brunazo Filho e Márcio Teixeira, já definiram 13 quesitos para a Unicamp. Os três pontos principais são
  1. determinar até que ponto o equipamento é seguro contra ataques de hackers às urnas e à rede de totalização dos votos;
  2. saber até onde o sistema previne violações por agentes internos (como no caso do painel) na apuração e totalização dos votos;
  3. verificar se a forma de fiscalização por terceiros (como os partidos) durante a produção do sistema é suficiente para avaliar se ele garante a lisura da votação.


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletrônico