Jornal do Voto-E

Recorte do     Direto da Redação
Miami, 11 de fevereiro de 2004

O VOTO SUSPEITO

Eliakin Araujo
[ texto original no Direto da Redação ]

O sinal de alerta soou. O sistema de votação e apuração eletrônica, do qual o Brasil é pioneiro e exportador do know how para várias partes do mundo, está sob suspeita exatamente na terra do Tio Sam, que se prepara para confirmar o atual ou escolher um novo presidente. Depois do vexame na apuração das eleições de 2000, quando Bush foi eleito numa intrincada e estranha contagem manual de votos, os Estados Unidos tentam implantar algo parecido em seu sistema eleitoral. O NYTimes tem dedicado espaço ao assunto e o debate começa a tomar corpo junto à comunidade científica americana, que possui cacife suficiente para influenciar a opinião pública e mudar as regras do jogo se ficar provado que técnicamemte a urna eletrônica não oferece segurança e favorece a fraude.

Denúncias de iregularidades na contagem de votos começam a pipocar. No condado de Boone, em Maryland, descobriram 144 mil votos num colégio eleitoral onde havia apenas 19 mil eleitores. Alguns estados já decidiram voto em máquina só se o eleitor receber a contraprova em papel, ou seja, a garantia de uma recontagem se qualquer suspeita for levantada.

E a nossa maquininha, motivo de orgulho nacional, que despeja resultados com uma rapidez fenomenal, precisa urgentemente passar por um questionamento na terra brasilis. Até onde essa “rapidez” é sinônimo de seriedade e eficiência? Quem em sã consciência pode garantir a lisura de um pleito cujo sistema não permite uma auditagem das urnas?

O brasileiro começou a votar nas tais maquininhas em 1996. Primeiro nas cidades com mais de 200 mil habitantes e agora, informa a justiça eleitoral, elas estão em todo território nacional. Ninguém é contra o uso da informática no sistema eleitoral, mas é preciso que haja transparência em todo processo e a possibilidade de conferência dos resultados. A não ser pela luta de um grupo de abnegados brasileiros, entre eles professores especializados da Universidade de Campinas e conselheiros da ABI, que há muito vêm tentando provar que o nosso sistema de votação tem flancos abertos por onde todo tipo de fraude é possível, a grande maioria da população brasileira não está preocupada.

Mas deveria. O prezado leitor já parou para pensar que o voto que você depositou, ou melhor, clicou em sua seção eleitoral pode ter ido para outro candidato? O sistema é falível e o recibo virtual não oferece garantia. Nenhum sistema eleitoral no mundo pode ser considerado seguro se não permitir a recontagem de votos. E as nossas urnas eletrônicas não o permitem.

Não se trata de duvidar da honestidade dos ministros do nosso tribunal eleitoral nem dos nossos políticos, longe disso, a questão é que o sistema tem brechas que permitem a atuação de fraudadores. Alguém imaginaria que o sagrado painel de votação eletrônica do Senado poderia ser fraudado, mediante a alteração do programa original? Ou que uma empresa de informática contratada pela justiça eleitoral para apurar os votos, em 1982, no Rio, tinha um programa para favorecer um determinado candidato, no famoso escândalo Proconsult? Pois é, em informática tudo pode acontecer. Esses são fatos que chegaram ao conhecimento da população porque foram descobertos e denunciados. E o que não chega ao conhecimento da opinião pública?

Nada é mais importante numa democracia representativa que o voto popular. Graças a ele é que se dá a saudável alternância do poder, através da qual o cidadão pode escolher seus representantes ou defenestrar aqueles que o representaram mal no último mandato. Daí a importância de proteger o voto num sistema acima de qualquer suspeita.

Convido você, leitor, a visitar o site Fórum do Voto Eletrônico, onde há um vasto material sobre o assunto produzido por cientistas e profissionais respeitados na comunidade científica brasileira. Quem sabe, com as dúvidas levantadas do outro lado do oceano os brasileiros sintam a pulga atrás da orelha e comecem a se preocupar com o destino de seu voto.


Voltar para :   [ início do texto ]   [ Jornal do Voto-E ]