Introdução à   Página do Voto Eletrônico
Clique para:
Página Principal do
Voto Eletrônico
Jornal do
Voto Eletrônico
Fórum do
Voto Eletrônico
Livro Burla Eletrônica - a máquina que faz seu voto sumir

Contem transcrição do I Seminário do Voto Eletrônico, apresentado na Câmara Federal em 29 de Maio de 2002, e uma análise do relatório da Unicamp sobre o Sistema Informatizado de Eleições.



Fundação Alberto Pasqualini

Receita para o Desastre
Nós criamos uma civilização global em que elementos cruciais - como as comunicações, o comércio, a educação e até a instituição democrática do voto - dependem profundamente da ciência e da tecnologia.
Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara.

Carl Sagan
cientista, escritor e divulgador científico

Sagan, Carl - O Mundo Assombrado pelos Demônios (The Demon-haunted World),
Cia das Letras, 1997, Sao Paulo, pg. 39

Segurança de Dados
Se você acredita que a tecnologia pode resolver seus problemas de segurança, então você não conhece os problemas e nem a tecnologia.

Bruce Schneier
criptógrafo, moderador do Crypto-Gram Newsletter

Schneier, Bruce - Segurança.com (secrets and lies),
Ed. Campus, 2001, Rio de Janeiro, pg. 12

Pensando melhor...
Se voce pensa no voto informatizado por cinco minutos, voce pensa: 'Por que não?'. Mas se você pensa por algumas horas, descobre uma porção de razões do porquê não.

Kim Alexander
presidente da California Voter Association

Além do Estado da Arte
O Brasil informatizou o voto em todas as etapas de uma eleição mas isto não indica que estamos na linha de frente no domínio desta tecnologia e sim que ultrapassamos esta linha de forma imprudente e precipitada.
É chegada a hora da sociedade civil brasileira debater o voto eletrônico, sob pena de deixarmos para nossos filhos um arremedo de democracia onde a Inviolabilidade do Voto não é garantida, o eleitor não pode verificar para quem foi dado o seu voto e não se permite fiscalizar a apuração ... como já está ocorrendo agora!

Amílcar Brunazo Filho
moderador do Fórum do Voto Eletrônico

BRUNAZO Filho, Amílcar, A Segurança do Voto na Urna Eletrônica Brasileira.
In: Simpósio de Segurança em Informática, 1999, Anais. São José dos Campos, Brasil:
Instituto Tecnológico da Aeronáutica, 1999. P.19-28.
Voto X Dinheiro Eletrônico
Eu fui vítima de um desses programas de computador, espalhados pela Internet, com os quais até uma criança consegue gerar números válidos de cartão de crédito e apareceram compras no valor de 1.500 dólares na minha fatura.
Bastou um telefonema e uma carta de próprio punho à administradora do cartão para que todas essas compras fossem estornadas.
A questão do voto é bem diferente, pois ninguém vai "estornar" voto roubado.

Jussara Simões
eleitora brasileira